segunda-feira, 7 de junho de 2010

3º Congresso Nacional de Gastronomia

Aconteceu em Agosto o 3º Congresso Nacional de Gastronomia aqui em Brasília, lá na Sede da Embrapa. Eu participei apresentando o pôster do nosso projeto final de técnica dietética 2, com nossas três preparações para diabetes e insuficiência renal crônica.

domingo, 6 de junho de 2010

Brigadeiro de Mandioca... versão diet!

Resolvi testar hoje uma opção diet e com menos calorias. Os ingredientes são basicamente os mesmos, só havendo substituição do açúcar por adoçante culinário (usei o Tal e Qual. Com Sucralose deve ficar melhor ainda), a margarina comum por margarina light. Pode-se substituir o leite em pó integral por leite em pó desnatado também. O modo de preparo é o mesmo.
Enrolei no leite em pó, achocolatado diet e no granulado comum (foto) (atenção com o açúcar aqui).

Essa versão tem praticamente metade das calorias de um brigadeiro comum e não contém açúcar adicionado (somente os açúcares presentes no leite em pó).

Meus pais provaram e aprovaram. Fica com gosto de brigadeiro chocolate meio amargo! pra quem gosta, como eu, de chocolate amargo, fica ótimo.
nhamy! :9

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Brigadeiro de Mandioca


Essa receita foi retirada de do projeto Cozinha Brasil do SESI, de reaproveitamento integral de alimentos. Resolvi testar (com uma ajudinha da minha xará karol) e coloquei os meninos para provarem no feriado aqui em casa.

Ingredientes

1 1/2 xícara de chá de mandioca crua e descascada
2 colheres de sopa rasa de margarina
10 colheres de sopa rasa de açúcar
1 xícara de chá de leite em pó
3 colheres de sopa de chocolate em pó ou cacau em pó sem açúcar
Chocolate granulado, leite em pó ou coco ralado para enrolar os brigadeiros.

Modo de Preparo

Cozinhe a mandioca até desmanchar. Amasse e reserve. Á parte em uma panela, derreta a margarina, acrescente a mandioca e misture bem, até homogeneizar. Junte os demais ingredientes e cozinhe (mechendo sempre) até soltar do fundo da panela. Coloque em um prato e deixe esfriar. Modele os docinhos e passe no chocolate granulado.


Aceitabilidade: ótima

Qual a diferença entre um brigadeiro comum e o de mandioca?
Em relação à calorias, há uma pequena redução, mas continua sendo um doce calórico. :P
A principal mudança são em relação as fibras.
A mandioca substitui o leite condensado (que contém muito açúcar) na receita, dando a consistência ideal para enrolar os docinhos e a textura similar e agradável para um brigadeiro. Além disso, a mandioca contém fibras e vitaminas, que o leite condensado não contém! É uma variedade e opção para uso dessa raiz, tão comumente utilizada no brasil, em forma de doce.
O cacau em pó garante o gosto de chocolate e adiciona mas fibras. O granulado enfeita e completa o pacote. :) Enrolei com leite em pó também!

No entanto, por ainda conter açúcar adicionado não é indicado livremente para indivíduos diabéticos, a não ser que entrem em um plano alimentar com contagem de carboidratos.

Uma idéia


Já tinha essa idéia há muito tempo, mas nunca coloquei em prática. Um blog pra postar as receitas que eu faço, testo e invento pode ser legal. afinal de contas, TUDO sobre nutrição, gastronomia e comida é legal. sim, vivo disso!

:)
enjoy.

foto: eu e o cardápio de um restaurante muito bom em Pirenópolis, almoço com o meu Yuri na viagem. :)