domingo, 24 de abril de 2011

Bolo de chocolate fofinho #sem glúten #sem lactose


Pronto, o feriado passou... e já acabou. Começou devagar e terminou voando! Eu aproveitei muito, descansei, comi bem, cozinhei e me diverti com pessoas legais.
E pra finalizar essa semana, uma receita com chocolate também! hahahaha Ok, foi muito chocolate pra um final de semana só... mas esse bolo é tão gostoso e fofinho que é dificil acreditar que ele não leva nem um tipo de farinha. Receita feita na nossa oficina de páscoa para celíacos.
Opção deliciosa pra quem não pode comer glúten. Ah, não tem lactose também. Vale super a pena testar.


Ingredientes
6 ovos
1 xícara de chocolate em pó (sem glúten)
1/2 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de creme vegetal
1 xícara de coco ralado
2 colheres de sopa de fermento em pó

Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Acrescentar o fermento e misturar delicadamente. Untar uma assadeira média com margarina e maisena. Levar ao forno médio para assar por aproximadamente 20-25 minutos , ou até um palito sair limpo.

Cobertura
1 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de creme vegetal
2 colheres (cheias) de sopa de chocolate em pó (sem glúten)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Modo de preparo: Misturar os 3 primeiros ingredientes em uma panela e levar ao fogo até levantar fervura e engrossar um pouco. Adicionar o bicarbonato e cozinhar por 1-2 minutos em fogo baixo. Cobrir o bolo com a calda ainda quente.

Acho que depois dessa overdose de chocolate vou dar um tempo com ele aqui pelo blog, hehe. 

terça-feira, 19 de abril de 2011

Ovos de páscoa! trufados...


Ontem eu tirei a tarde pra fazer ovos de páscoa! Já é o 4ª ano que eu faço ovos caseiros, e convenhamos, é BEM melhor do que desses chocolates que todo mundo já conhece o gosto o ano inteiro, e que na páscoa ficam caríssimos e sem nenhum atrativo especial.
Já cheguei a fazer ovos pra dar de presente pra várias pessoas... esse ano eu resolvi fazer só o do Yuri, e comprei o dos outros mesmo. A cada ano que eu resolvo fazê-los, melhoro minha habilidade com chocolate e até na organização. Lembro da primeira vez que eu fiz, há uns 4 anos... e foi simplesmente o fim do mundo + caos total na cozinha. Ontem consegui fazê-los e deixá-los prontinhos em poucas horas! :)
Resolvi fazer um post com os passos de como usar o chocolate. Não sou nenhuma expert (quem sabe algum dia...) mas sou muito curiosa e  interessada no assunto, então ao longo dos anos pesquisando, testando e estudando eu aprendi algumas técnicas bacanas.
Como chocolate branco é o favorito do namorado, os dele sempre são brancos. Aí esse ano resolvi testar um pedido dele: fazer um ovo de "cookies and cream": chocolate branco com biscoito! e não é que deu certo? =)

1) Derretimento e temperagem 

O derretimento pode ser feito por microondas ou em banho maria. Claro que no microondas é mais rápido e fácil, mas não sei porque eu não tenho muita segurança em derreter chocolate branco no microondas... acho que porque tem mais gordura de leite, ele tende a esquentar muito rápido e eu tenho medo de queimar e perder o chocolate! então eu fiz o branco no banho-maria. Mas se for em microondas é simples: Corte o chocolate com uma faca serrilhada, coloque em um refratário de vidro, potência média, de 1 em 1 minuto, mexendo a cada minuto, até derreter totalmente. Pra quem ficou inseguro, eu fiz o de chocolate ao leite no microondas e é perfeito.
Se for em banho maria: corte o chocolate em pedaços e coloque em um recipiente de vidro, sobre uma panela com um pouco de água. Essa água não deve encostar no recipiente do chocolate e nem deve ferver. A panela com a água deve ser menor ou se encaixar perfeitamente no refratário com o chocolate. Não deve ficar nenhuma brecha entre as duas para que não caia água no chocolate. Uma coisa muito importante é saber que a água é a pior inimiga do chocolate. ou seja, se cair um pinguinho de água, o chocolate desanda e não vai desenformar de jeito nenhum. Pra evitar isso então, tome bastante cuidado na hora de manuseá-lo, não deixe que o vapor da água entre em contato com o chocolate e use recipientes e utensilios bem limpos e secos. 

Temperando o chocolate branco no mármore.

A temperagem é um processo de cristalização controlada, que tem o objetivo de estabilizar a manteiga de cacau. É uma das etapas mais importantes na fabricação do chocolate, responsável por características de qualidade como: dureza e quebra à temperatura ambiente, rápida e completa fusão na boca, brilho, fácil e rápido desprendimento, aroma e sabor. 
Pode ser feito de 3 formas: no mármore (como eu fiz na foto), derretendo-se todo o chocolate e com o auxílio de uma espátula movimentar a massa até atingir a temperatura ideal (29ºC); no mármore, derretendo-se 2/3 do chocolate, manuseá-lo com a espátula e depois juntá-lo com o 1/3 não temperado; derretendo-se todo o chocolate em um refratário, e depois colocar esse refratário com o chocolate dentro de outro com água em temperatura ambiente e mexer até atingir 29ºC.
Pra saber se atingiu a temperatura, medir com um termômetro, ou fazer o teste do palitinho no lábio: colocar um pouco de chocolate embaixo do lábio inferior com um palito. A sensação deve ser de "gelado". 
Depois de temperado, é só colocar nas formas, colocar em geladeira por uns 10 minutos ou até ele se soltar sozinho. Quando ele já estiver solto, para fazer trufado, colocar o recheio, retornar a geladeira por uns 5 minutinho e depois cobrir com chocolate.

Essa é a banda de chocolate ao leite recheada.

Pra fazer o cookies and cream, eu coloquei biscoito negresco triturado (coloque os biscoitos dentro de um saco plástico e passe um rolo de macarrão por cima até quebrá-lo em pedaços pequenos) no chocolate branco já temperado, coloquei nas formas, resfriei na geladeira e desenformei. Depois eu recheei com esses 3 tipos de recheio da foto. Detalhe que SEMPRE tem que rolar o beijinho (o melhor doce do mundo pro Yuri hahaha)

Chocolate branco com biscoito; as 2 bandas beeem recheadas; os 3 recheios sobre umas colherinhas de chocolate que eu também fiz: beijinho, trufa de maracujá e trufa de chocolate.

Depois de prontos, recheados e cobertos, é hora de decorar! Cubra cada banda do ovo com papel chumbo, depois embrulhe com papel seda da estampa e cor que desejar e com papel celofane transparente ou qualquer outro papel decorativo para ovo de páscoa! Finalize com um laço e pronto! Presenteie quem você quiser, inclusive a si mesmo, hehe.
Sempre acabo exagerando no recheio e o ovo fica enorme e pesado. Essa coisinha aí ficou pesando pasmem, 1,050 kg (!!!). 

Embalado e pronto pra ser devorado pelo Yuri! Ficou bem grande e pesado! haha

Feliz Páscoa ;)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Almoço de 10 minutos - Macarrão de arroz com kani e brócolis

Hoje meu almoço foi assim, igual esse post: rápido, simples e leve. Como decidi fazer ovos de páscoa hoje a tarde (post de amanhã! =D) eu tava sem tempo e vontade de preparar outra coisa pra almoçar...
Pra falar a verdade, demorei cerca de 10 minutos pra fazer meu almoço. haha

Ingredientes
1 punhado pequeno de macarrão de arroz (35g)
2 buquês médios de brócolis
1 pimentão pequeno
1/2 cebola pequena
2 kani
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de sal
pimenta do reino a gosto
10 gotas de óleo de gergelim (é a gosto, mas dá um gostinho que faz uma boa diferença)

Modo de preparo
Cozinhe o macarrão de arroz: assim que a água ferver, colocar o macarrão, esperar 1 minuto e retirar. é isso mesmo, 1 minuto! esse macarrão é tão fininho que cozinha ultra mega rápido. cuidado pra não esquecê-lo na água! Escorrer em uma peneira. Reservar.
Cozinhe o brócolis no microondas! (pois é, pra receita ficar mais rápida ainda!). aprendi isso em uma das minhas aulas na faculdade e faço sempre. eles ficam bem verdinhos e macios. Coloque os buquês de brócolis no centro do prato de microondas, com o talo voltado para fora e as flores para dentro. Cozinhar em potência alta por 2 minutos. Verificar se está cozido, se não, cozinhar por mais 1 minuto.
Refogar a cebola e o alho no azeite. Adicionar o pimentão e cozinhar até ficarem al dente. Adicionar o brócolis e o kani. Cozinhar por mais 1 minuto. Adicionar o macarrão, o óleo de gergelim, misturar e servir!
O ideal seria servir com 1 porção de peixe.. mas também fiquei com preguiça de grelhar o peixe também. releva....
Acho que ficaria ótimo, e mais colorido, usar pimentão amarelo e vermelho, além do verde.

Gostoso e ultra rápido!
ah, e não tem glúten, então os celíacos podem comer tranquilamente.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Imagens de sexta: Cupcakes!

Hoje não tem receitas, mas imagens de comidinhas muito fofas que eu curto muito.
A partir de hoje, toda sexta feira vai ser dia de fotos e imagens de cupcakes diferentes e que me inspiram!
Quem sabe um dia eu não chego nesse nível de arte com esses bolinhos que eu gosto tanto. :)







E pra terminar, a anatomia do cupcake! Adoro essa série de anatomia dos alimentos.

Imagens retiradas do weheartit.com

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mais um dia 14 e Cupcakes amorosos ♥

Ê! hoje é dia 14... e eles sempre tem um significado todo especial. isso significa mais um mês de namoro com o meu amoro. :) Oficialmente 6 anos e 7 meses. ou 6.7! pra facilitar...
Quem me conhece sabe que eu sou fissurada em cupcakes e adoro fazer esses bolinhos sempre que posso. Devem ser uma das minhas coisas favoritas pra preparar e pra dar de presente também.
Então, pra juntar o nosso dia amoroso, cupcakes amorosos que eu fiz no último dia dos namorados pra ele.
Eles ficam muito gostosos, com um gostinho de brownie bem bom! hehe A cobertura quase sempre faço com chocolate branco porque é o favorito do yuri, mas dá pra testar vários tipos. Eles não ficaram tão escurinhos, porque só usei o chocolate meio amargo mesmo. Se quiser, pode adicionar mais 1/2 xícara de chocolate em pó pra deixá-los com uma cor mais forte de chocolate.

Cupcakes de Brownie com cobertura de chocolate e confeitos

Ingredientes
200g de chocolate meio amargo
100g de manteiga sem sal
1 1/2 xícara (chá) açúcar
3 ovos
1 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) nozes (opcional)
Essência de baunilha (a gosto)

Modo de Preparo
Derreta o chocolate no microondas ou em banho maria junto com a manteiga. Junte o açúcar e misture bem até obter uma massa homogênea. Junte os ovos, um a um, e mexa novamente.
Acrescente a farinha peneirada e envolva a massa delicadamente até homogeneizar. Por último acrescente as nozes. Coloque a massa nas forminhas para cupcakes, preenchendo até 2/3 da borda.
Asse em forno pré-aquecido (10 minutos) a 180ºC por 25 a 30 minutos, ou até colocar um palito e ele sair limpo.

Cobertura de chocolate branco
300g de chocolate branco
1 caixinha de creme de leite
1 colher de chá de essência de conhaque

Derreter o chocolate em banho maria ou microondas, adicionar o creme de leite e a essência e misturar bem. Refrigerar por 30 minutos. Cobrir os cupcakes com a cobertura e decorar com os confeitos de coração.
Coloque-os em uma caixa e envie para quem você gosta, assim como eu fiz! =)


Uma foto nossa pelo nosso dia ;)

Panquecas americanas com calda de chocolate (ganache)


Aproveitando a páscoa, é inevitável não falar, comprar, comer e preparar coisas com chocolate!
Essa receita fica muito gostosa e é super fácil de fazer. os ingredientes são misturados e batidos todos na mão mesmo. Facilita se tiver um fouet.

Ingredientes
2 xicaras de farinha de trigo peneirada
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de chá (rasa) de sal
4 colheres de chá (rasa) de margarina
4 colheres de chá de açúcar2 ovos
2 xícaras de chá de leite desnatado

Modo de Preparo
Misturar os líquidos (ovos, leite, margarina) e mexer bem. Reservar.
Misturar os sólidos, de preferência, peneira-los juntos (farinha de trigo, ferme
nto, açúcar e sal).
Acrescentar a mistura dos sólidos de 2 em 2 colheres à mistura dos líquidos e misturar bem, até homogeneizar. A massa não fica muito grossa, mas nem muito líquida, a textura é cremosa, e ela escorre lentamente.
Em fogo baixo, em uma frigideira antiaderente (pode untar com um pouquinho de margarina) coloque a massa no centro com uma concha, cerca de 1 concha pequena cheia por panqueca. Quanto estiver levemente dourada e firme, vire-a e doure do outro lado.
Elas vão ficar mais fofinhas do que as panquecas tradicionais que comemos por aqui, mas devem ficar "gordinhas" mesmo.
Empilhe as panquecas e monte sua torre, hehe.


Cobertura de ganache de chocolate

Ingredientes
200 g de chocolate meio amargo (ou outro)
1 xícara de creme de leite
4 gotas de essência de conhaque

Modo de preparo
Derreter o chocolate (em banho maria ou microondas) e misturar com o creme de leite e a essência. Mexer bem e servir sobre as panquecas. =)

Outras opções de calda: geléias de frutas, mel, chantilly, calda de frutas (frutas + açúcar, cozinhar em fogo brando até virar uma caldinha)

Depois posto essa receita em versão sem leite e integral, e que ficou muito boa também!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Páscoa! e uma receitinha sem glúten e lactose


(essa é a colomba feita na oficina de páscoa sem glúten que demos nesse último sábado!)

Como a páscoa está chegando vou postar algumas receitas mais relacionadas à essa data, principalmente coisas a base de chocolate, hehe.
Mas pra não ficar tão previsível a primeira não vai ser totalmente de chocolate... é uma Colomba Pascal sem glúten e lactose, ou seja, pode ser consumida por quem tem intolerância ao glúten e/ou a lactose. A receita é adaptada daqui e fica muito saborosa e aromática.

Colomba Pascal sem glúten e lactose

Para a farinha sem glúten:

2 xícaras de farinha de arroz

2/3 de xícara de fécula de batata

1/3 de xícara de polvilho doce Rendimento total: 4 ½ xícaras.

Massa da Colomba

2 xícaras de farinha sem glúten

¼ xícara de açúcar cristal

1 ovo

1 colher de sopa cheia de margarina vegetal

1 xícara de água morna

1 colher de chá de CMC

¼ de colher de chá (rasa) de sal

2 colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo

1 colher de sopa de essência de baunilha

2 colheres de café de essência de panetone

2 colheres de café de raspas de laranja

50 g de chocolate sem glúten e lactose picado

2 colheres de sopa cheias de uvas passas

Cobertura crocante

1 clara de ovo

8 Colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

1/3 xícara de castanha de caju picada ou triturada

Modo de preparo:

Em uma vasilha média, adicionar todos os ingredientes secos e misturar. Adicionar a água morna e bater em velocidade baixa para misturar. Separadamente, Juntar o ovo levemente batido com o creme vegetal e as essências. Adicionar essa mistura à massa e bater em velocidade baixa para misturar. Aumentar a velocidade da batedeira para o máximo e bater por mais 3 minutos. Com uma colher, misturar o chocolate picado, as uvas passas, e as raspas de laranja. Despejar a massa em uma fôrma, untada com creme vegetal e enfarinhada. Para a cobertura: Misturar bem a clara com o açúcar. Adicionar as castanhas picadas. Espalhar a cobertura por cima da massa.

Descansar a massa em local aquecido por aproximadamente 30 minutos ou aumentar de tamanho. Pré-aquecer o forno em temperatura máxima por 10 minutos. Assar sobre uma assadeira por 20 minutos em temperatura máxima. Após esse tempo de cozimento, abaixar para forno mínimo e assar por mais 15 minutos. Servir quente ou frio.

Dicas e opções

! Outras opções de recheio: frutas cristalizadas, frutas frescas, coco ralado. Também pode ser feita uma massa de chocolate, adicionando-se 2 colheres de sopa de chocolate em pó na massa.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Tirinhas com comidas

Haha, curto demais esses desenhos.




Nhoque de Ricota salteados no alho e azeite


Cara, como eu adoro nhoque! Já devo ter testado uns 10 tipos. Acho uma massa muito versátil em que a tradicional batata pode ser substituida por outros ingredientes e que ficam tão gostosos quanto! Já fiz até nhoque de abobrinha. :)
Mas tem versão de mandioca, abóbora, inhame, cará, mandioquinha, batata doce, espinafre, beterraba...
Essa receita fiz tem um tempinho. Passar os nhoques no refogado de alho e ervas dá um gostinho muito bom e especial pra tão mal julgada ricota-sem-gosto-de-nada.


Ingredientes
450 g de Ricota *Se a ricota contiver muito líquido, deixar sobre uma peneira até ficar mais sequinha.
1 gema
3/4 a 1 xícara de farinha de trigo peneirada
1/2 colher de café rasa de sal
1/2 xícara de queijo parmesão ralado bem fininho
3 dentes de alho bem picadinhos
1/2 cebola pequena bem picadinha
2 colheres de sopa de azeite
Ervas desidratadas (orégano, manjericão, salsinha, cebolinha, etc)

Modo de preparo

Em uma tigela, amasse a ricota com um garfo (se for uma ricota mais consistente, bata no processador), e misture com a gema, o sal e 3/4 da farinha de trigo. Misture bem com o garfo até que fique homogêneo. Se quiser, adicione um pouco das ervas desidratadas na massa. Cubra com um filme plástico e leve à geladeira por 10 minutos. A massa fica um pouco grudenta nas mãos, mas se grudar muito, adicione mais um pouco de farinha até que consiga trabalhar melhor. refrigere por mais 10 minutos.
Coloque uma panela grande e funda com água para ferver. Em uma superfície lisa ou sobre uma tábua, polvilhe um pouco da farinha de trigo. Pegue alguns pedaços da massa e abra com as mãos (também polvilhadas com a farinha) rolinhos compridos e não tão grossas de massa (como se fosse uma "minhoquinha").
A partir desse rolinho, corte com uma faca ou espátula os nhoques (~3 cm). Para a massa absorver mais molho, faça uma leve pressão sobre os nhoques com um garfo. Vá cortando os nhoques e colocando-os sobre uma assadeira untada com farinha de trigo, para que não grudem (isso é importante!) Coloque os nhoques para cozinhaer na água fervente. Assim que eles subirem à superfície, estão prontos! espere mais 1 minutinho e eles estarão bem cozidos. Retire com uma escumadeira e coloque-os em uma tigela untada com um pouco de margarina. Repita esse processo até cozinhar todos os nhoques.
Em uma outra panela, refogue a cebola no azeite. Acrescente o alho e quando começar a dourar, adicione os nhoques e as ervas desidratadas. Deixe refogar por 3 minutos. Sirva quente!

sábado, 9 de abril de 2011

Projeto Cozinhar Faz Bem



Último semestre de faculdade... 92% nutricionista já.

Meu último (e mais complexo) estágio está sendo
elaborar um projeto, e aí está! com logo e tudo mais (créditos pro meu publicitário favorito ).

Em breve, muitas receitas!