quarta-feira, 29 de junho de 2011

Homus (pasta de grão de bico)



Hoje a receita é de Homus, uma pasta de grão de bico com tahine (pasta de gergelim) que fica deliciosa com torradinhas e pão sírio! É um prato típico dos países árabes. No homus pode-se usar grão-de-bico seco ou enlatado... mas como eu não curto coisas enlatadas, sempre uso o grão seco. Para os grãos secos deve-se sempre prefiro deixá-los de molho em água de um dias para o outro, para que absorvam água e fiquem mais macios e cozinhem mais rápido na pressão. Eu não faço isso, mas para quem preferir uma textura mais suave, pode-se remover a pele do grão-de-bico.

O homus é um alimento bastante nutritivo, contém uma boa quantidade de proteínas, fibras, potássio e gorduras boas para nosso organismo: mono e poliinsaturadas. É super fácil de preparar e sempre vai bem como uma entradinha! olha só que simples:

Ingredientes

200g de grão de bico cru
2 ½ colheres de sopa de azeite extra virgem
Suco de 1 limão pequeno
2 colheres de sopa de tahine (ou 1 colher de sopa cheia de gergelim tostado + 1/2 xícara de água quente e 1 colher de café rasa de óleo de gergelim)*
2 dentes de alho amassados
2 colheres de chá rasas de sal
Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo: Deixar o grão de bico de remolho de um dia para o outro (em geladeira).  Cozinhá-lo em panela de pressão por 15-20 minutos até ficar bem macio. Reservar. Liquidificar a o grão de bico, o tahine, o alho, o suco de limão, o azeite, o sal e a pimenta até homogeneizar.  Um pouco da água do cozimento  pode ser adicionada para se alcançar a consistência desejada.  Conservar em Geladeira!
*Caso não tenha o tahine, prepare o gergelim assim: Toste levemente o gergelim cru em uma frigideira quente, em seguida, o bata com a água quente e o óleo de gergelim. 


quarta-feira, 22 de junho de 2011

Hambúrguer de Abobrinha (porquinho veggie burguer)

Hoje resolvi estrear uma das frigideiras que eu comprei lá em São Paulo... e agora uma das minhas favoritas: em formato de porco! Gosto demais dos porquinhos, e, por uma opção minha, não como há muuuitos anos carne de porco. Por isso essa é a minha homenagem a esse animal tão lindo :3 hahaha





Usei a minha receita de abobrinha que já tem aqui no blog. A unica diferença é que no lugar do queijo mussarela coloquei queijo minas, pois era o que tinha aqui... e ficou tão bom quanto! 

Hambúrguer... de abobrinha... em formato de porco. Parece até meio irônico, né? mas eu adoro :D Quem precisa comer porco quando se pode fazer uma coisa linda dessas de abobrinha?


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Dia dos namorados





Quase 7 anos do melhor de tudo. E o presente dele sempre é o melhor, não pelo o que é, mas pelo o que significa. 
Não estranhem as fotos, foram tiradas no mesmo lugar e do mesmo jeito que há quase 7 anos atrás. Uma coisa só nossa. 

Te amo demais!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

imagens da semana

Post especial dedicado a imagens que refletem minha semana e as próximas três que estão por vir!

Tumblr_ljygm6zvbd1qza0fjo1_500_large
Tumblr_lkvrguymgv1qftmodo1_400_large
Tumblr_llxtusir6i1qex0g4o1_500_large_large

250079_10150210016173415_542973414_7213452_6794367_n_large

Tumblr_l0gpnpoi0w1qbw8xdo1_500_large

Tumblr_lk4uaoe2qo1qfduwwo1_500_large

Preciso dizer que o nome disso é cansaço? sobrenome tcc estágio e trabalho, prazer!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Festa junina chegando e.... Arroz doce diet!

Junho já chegou, e eu nem acredito... que já se passaram 6 meses nesse ano! Acho que quanto mais a gente quer que o ano passe devagar menos isso vai acontecer, haha
Acho que esse é um dos meses mais gostosos do ano!  adoro quase todas as comidinhas de festa junina e gosto ainda mais porque é quando o clima tá beeem frio, daqueles de usar casaco com vontade :D

Pra começar o mês com algumas opções de receitas juninas, posto hoje uma de arroz doce diet que fiz recentemente. Decidi fazer essa receita no dia que minha mãe foi fazer o arroz doce tradicional dela (que é delicioso). Aí acabei separando um pouco do arroz que já estava de remolho e testei. Ficou bem gostoso e é uma opção mais leve e pra quem faz restrição de açúcar na alimentação.
Como dá pra perceber vai ser uma série de receitas diet... culpem minha monografia e meu estágio, hehe


Arroz doce diet

Ingredientes

1 1/2 xícara de chá de arroz cru
1 xícara de leite desnatado
2 colheres de sopa rasas de adoçante para forno e fogão 
150 ml de leite condensado diet (1 receita)
2/3 xícara de água
3 cravos
3 canela em pau

Modo de preparo: Colocar o arroz de remolho por 4 horas. Cozinhar o arroz (com a água do remolho e adicionar a água restante, os cravos e a canela. Quando já estiver cozido, adicionar o leite e o adoçante. Cozinhar em fogo brando até engrossar. Adicionar o leite condensado diet e mexer bem.  Servir quente ou frio (eu prefiro quente!)
    


Rendimento: 5 porções
Porção: 1/2 xícara
Valor calórico por porção: 118 kcal

É muito simples preparar e depois é só deliciar nesse friozinho... :)

domingo, 5 de junho de 2011

Leite condensado diet

Vou postar nos próximos dias algumas receitas diet, já que esse semestre eu me dediquei bastante testando receitas sem açúcar, hehe Em algumas delas eu uso o leite condensado diet, uma receita modificada que substitui o leite condensado tradicional em várias receitas! Além disso é super simples de preparar, olha só:

Leite condensado diet 

Ingredientes
1/2 xícara de leite em pó desnatado
1 colher de sopa rasa de margarina light
5 colheres de sopa rasas de adoçante para forno e fogão
1/2 xícara de água quente

Modo de preparo:  Liquidificar todos os ingredientes por 5 minutos até homogeneizar bem. Guardar em geladeira e usar preferencialmente no dia seguinte (pra ficar mais encorpado). 


Se você, como eu, estiver com pressa para utilizá-lo, e quiser ele mais grosso, pode bater por mais 2 minutos 1 colher de chá rasa de CMC, um espessante (carboxiimetil celulose) que ajuda a melhorar várias receitas! Ele fica grossinho na hora, parece mágica hehe


Rendimento: 150g
Porção: 1 colher de sopa (20g)
Calorias por porção: 33 kcal

Fica a dica pra testar em casa e fazer com ela várias receitas que usam leite condensado... é uma maneira mais fácil de modificar sobremesas diet (apesar de não ser a unica forma) dá pra fazer docinho, bolo, cremes, caldas... enfim, tudo sempre fica bem gostoso. :}

sábado, 4 de junho de 2011

Não sabe o que dar de presente de dia dos namorados?

Tenho várias sugestões... :)

O cupcake sugestão de hoje é o Baunilha com cobertura de buttercream recheado! É um cupcake com a massa super fofinha com recheio de ganache de chocolate e cobertura de buttercream, um creme amanteigado suave e saboroso.


baunilha com cobertura de baunilha e corações

-----------------------------x-------------------------------

Encomendas!

Hoje a sugestão são as caixinhas individuais, uma graça!
  • Cupcakes em caixinhas individuais
    • caixinha fosca.............................................R$ 4,50 
    • caixinha transparente...............................R$ 5,00 


Todos os cupcakes vem com informação nutricional, pra você não ter dúvida do que está comendo. :}

Para encomendar, basta entrar em contato comigo informando os sabores e a preferência pela caixinha ou para tirar quaisquer dúvidas! Confira e curta a página no facebook: http://www.facebook.com/pages/Vanilla-Cupcakes/218819944814697 


Em breve, várias novidades de sabores e tipos de cupcakes!


Contato
e-mail: karolcr2@gmail.com
celular: (61) 9123-7356 / (61) 8458-0751