quarta-feira, 20 de julho de 2011

Novidade - Petit Cakes

Miniaturas são lindas, né? eu adoro! por isso decidi criar esse "cupcakezinho" que é menor que o mini. Dei o nome de de petit cake! 
Por serem do tamanho de um docinho, são ideais para festas. Além disso, são diferentes e bem mais chamativos e elegantes para sua mesa.  
Todos os sabores são os mesmos do cupcake tradicional a diferença é que ele cabe em uma só "bocada"...








Referência de tamanho


A encomenda mínima é de 24 unidades de cada sabor, sendo que é possível variar a cobertura.
Encomendas e dúvidas: karolcr2@gmail.com ou (61) 9123 - 7356 

domingo, 17 de julho de 2011

Final de semana na chácara...

...aprendi a fazer pamonha! Deliciosa, feita na hora e direto do fogão a lenha, não faltou nada pra ficar perfeita!



sexta-feira, 15 de julho de 2011

Pin ups e Ilustrações (Maly Siri)






Lindos os traços, não?! perfeitos para uma tatuagem... (lá vem inspirações para mais uma) Que eu adoro pin ups não é novidade. Apesar de eu ser apaixonada pelas ilustrações do Gil elvgren, descobri essa artista esses dias e adorei os seus desenhos ;) 

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Sorvete de abacate (diet)



Essa receita é pra quem não tem sorveteira, como eu, só precisa de um pouco de paciência pra bater na batedeira várias vezes...
E pra ficar bem legal eu já faço dentro de um pote de sorvete, pra ninguém ter dúvidas :D 
Eu fiz em versão diet porque eu sempre acho dificil encontrar opções de sorvete diet e quando tem são bem mais caras do que o comum. Mas se quiser fazer normal, é só usar 1 lata de leite condensado no lugar do leite condensado diet e seguir a receita do mesmo jeito. 

O abacate é originário do continente americano, e sua safra acontece principalmente de maio a outubro. Normalmente é consumido em saladas, conservas, e patês (guacamole!!!), ou como fruta, em vitaminas e acompanhada de mel e açúcar. Aqui ele virou sorvete, que além de gostoso tem uma cor linda!

O abacate é uma fruta de grande destaque pela sua qualidade nutricional, apesar de ainda o associarem a algo extremamente calórico e gorduroso. O que acontece é que a gordura do abacate é um tipo de gordura excelente para nosso organismo, a gordura monoinsaturada, pois ele é rico em ácido oléico, um  ácido graxo monoinsaturado que tem sido associado a prevenção e tratamento de doenças crônicas como o diabetes, hipertensão, e principalmente no controle das dislipidemias como o colesterol e os triglicerídeos altos. Além disso, também tem boas quantidades de B-sitosterol, um fitoesterol que possui efeito hipocolesterolêmico (diminui o colesterol) e  auxilia na diminuição da glicemia. 
Nós devemos consumir alimentos ricos em ácidos graxos monoinsaturados diariamente, e o encontramos em outros alimentos como no azeite de oliva, no óleo de canola, e nas castanhas (castanha de caju, do pará, baru...)

Ingredientes
Polpa de 1 abacate médio
2 colheres de sopa cheias de suco de limão
1 caixa de creme de leite light gelado
1 receita de leite condensado diet (pegue aqui)
1 pote de iogurte natural 
1 colher de sopa de emulsificante 
corante alimentício verde limão a gosto. Eu coloco porque simplesmente adoro essa cor verde que fica no final!

Modo de preparo: Retire a polpa do abacate, misture com o suco de limão e reserve. Bata no liquidificador o leite condensado diet, o iogurte natural e o abacate por 3 minutos. Em outra vasilha, bata na batedeira o creme de leite gelado e o emulsificante por 5 minutos. Na vasilha da batedeira, vá adicionando a mistura de abacate e bata por mais 5 minutos.Colocar em um pote e refrigerar por 2 horas. Após esse tempo, bata novamente por mais 5 minutos, e assim por diante, repita esse processo de 3 a 4 vezes. Se quiser adicionar outro ingrediente (eu fiz metade da receita com gotas de chocolate..) misture na ultima vez que bater. Aí é só colocar no freezer e se deliciar :D
com gotas de chocolate

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Pastel Imposible - El Paso Texas


Pois é, hoje a receita não é minha, e sim do Restaurante El Paso Texas, do David Lechtig. Eu e mais 3 sortudos aprendemos a fazê-la com o próprio David lá no El Paso, porque ganhamos uma promoção do twitter! Isso aconteceu em maio, mas não custa nada relembrar depois de um tempinho, né? 
Pastel Imposible, uma sobremesa típica mexicana, nada mais é do que um bolo de chocolate com pudim e doce de leite, que lá é servido com uma bola de sorvete de creme... muito bom! 
O melhor é que minha mãe já faz esse bolo há muito tempo, só que sem o doce de leite... ela faz culinária internacional e nem sabe disso! hahahaha 


E porque ele é "imposible"?! é porque o bolo e o pudim são assados juntos na mesma fôrma, primeiro vai a massa do bolo e depois a massa do pudim por cima. E depois, por conta da densidade dos ingredientes o bolo "sobe" e o pudim (que é mais pesado) "desce" e quando desenformamos ele fica lindo assim. O nome até assusta um pouquinho mas nem é tão imposible assim não. É só colocar as  massas com cuidado na fôrma.

Hoje vou colocar a receita do El paso mas acho que depois volto e posto a da minha mãe, que é demais!
pastel imposible lá na cozinha do el paso

ingredientes

Ingredientes
BOLO

300gr de farinha de trigo
300gr de chocolate em pó
200gr de açúcar
200ml de leite integral
3 ovos
1 colher de sopa de fermento

PUDIM
6 ovos
2 caixas de leite condensado (395 ml cada)
790ml de leite integral (a mesma quantidade do leite condensado)

COBERTURA
1 lata de doce de leite cremoso (pastoso)

MODO DE PREPARO
Misture todos os ingredientes do bolo batendo na batedeira até formar uma massa homogênea. Reserve. Misture os ingredientes do pudim no liquidificador. Unte a forma com manteiga e coloque uma camada generosa do doce de leite. Por cima, coloque a massa do bolo e deixe assentar totalmente. Coloque devagar a mistura do pudim procurando manter a homogeneidade na quantidade por toda a circunferência da forma.
Pré-aqueça o forno a 250 graus e asse por 90 minutos em banho maria. Deixe esfriar naturalmente e desenforme.  Cubra com o restante do doce de leite e sirva com sorvete de creme.


Aí eu resolvi fazer em casa (lógico) pra testar, e olha só como ficou minha versão:


 


 Ele ficou dividido em 4! hahaha ficou com uma camadinha fina de bolo em cima do pudim e o doce de leite ficou bem consistente. Ah, mesmo assim eu ainda gostei dele! :)

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mousse de maracujá...


Essa receita é uma das que ensinei no curso de cozinha doméstica! É aquela que todo mundo tem que ter anotado e que vai bem com qualquer almoço... Inclusive a foto é da mousse que as alunas fizeram e ficou lindo, né? Essa mousse de maracujá é um pouquinho diferente pois  fica mais durinha e aí conseguimos desenformar, fica parecendo um pudinzinho de maracujá. :D 

Ingredientes
Mousse
4 maracujás grandes
1 xícara de chá de açúcar
2 pacotes de gelatina sem sabor em pó (12g)
1 xícara de chá de leite desnatado
400 g de Ricota
Calda
1 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de água
sementes de 1 maracujá grande +  4 colheres de sopa de suco de maracujá

Modo de preparo: Para a mousse, partir o maracujá ao meio e retirar o sumo com o auxílio de uma peneira. Reservar as sementes de 1 maracujá para a calda. Misturar a gelatina em pó com 2 e ½ colheres de sopa de água em temperatura ambiente e misturar bem. Levar ao microondas por 15 segundos. Bater  a ricota no liquidificador com o açúcar, o leite, a gelatina aquecida e o sumo do maracujá até virar um creme liso. Despejar em uma fôrma grande com furo no meio ou em taças próprias para sobremesa. Levar a geladeira por 2 horas. Desenformar e servir gelado! :}
Para a calda, misturar em uma panela a semente do maracujá (inteira), o suco, a água e o açúcar e deixar ferver até formar uma calda. Se ficar muito grosso, acrescentar mais um pouquinho de água. Esperar esfriar e servir sobre a mousse.

Como a calda estava um pouquinho morna e a mousse gelada, quando jogaram a calda sobre o creme ele derreteu um pouquinho... só deixou mais gostoso! 

terça-feira, 5 de julho de 2011

Bolo de cenoura (sem óleo) com cobertura de chocolate


Hoje a tarde fiquei com vontade de comer esse bolo de cenoura, que, depois que aprendi a fazer assim nunca mais fiz outra receita! O motivo? Esse bolo não leva nenhum pingo de óleo na massa, bem diferente das tradicionais receitas de bolo de cenoura que levam as vezes mais de 1 copo de óleo! E como ele fica bem mais leve, podemos colocar uma cobertura de chocolate comum que mesmo assim não chega nem perto das calorias do bolo de cenoura comum. Legal, né? Pra falar a verdade ele puro é bem gostoso mesmo e já dispensa cobertura, mas como estamos falando de um bolo de cenoura completo... 
A cobertura que eu usei é bem simples de fazer e fica mais líquida, pra que entre dentro da massa, mas uma cobertura mais espessa também fica ótimo. :)

Para "substituir" a retirada do óleo da massa, eu coloco as claras em neve! Essa é uma ótima dica pra quem quer diminuir o óleo das receitas de bolos, além de deixá-lo com uma textura levíssima...
Pro meu azar, hoje na hora que fui bater as claras em neve descobri que a batedeira estragou, então foi bater tudo com um fouet na mão. dica, se tiverem uma batedeira em casa, use-a! hahaha

Agora a receita!

Ingredientes

3 cenouras médias
3/4 de xícara de açúcar (150g)
1/3 de xícara de leite desnatado (60ml)
5 ovos (separe a gema das claras)
1 1/2 xícara de  farinha de trigo (200g)
1 colher de sopa de fermento em pó 

Modo de preparo: Separar a clara da gema e bater as claras em neve. Reservar. Descascar a cenoura e cortá-la em pequenos pedaços ou ralar. Eu sempre corto em pedaços pequenos porque não tenho muita paciência com raladores... e dá certo igual. 
Liquidificar metade da cenoura e do açúcar, as gemas, e o leite no liquidificador até homogeneizar. Juntar o restante dos ingredientes e bater novamente. Use uma colher para ajudar a misturar tudo. Fica meio pesado, mas é isso mesmo, já que vamos usar as claras em neve para dar a leveza que queremos. 
claras em neve e massa
Retire a mistura e verta em uma vasilha, misturando só agora o fermento em pó. Depois de tudo bem misturado, misturar aos poucos e devagar a clara em neve batida, incorporando-a à massa. Colocar em forma untada e enfarinhada e assar em forno pré-aquecido a 200°C por 25-30 minutos ou até um palito sair limpo! Ainda quente, faça vários furinhos com uma faca para a cobertura entrar.

Cobertura: 1/3 de xícara de açúcar, 1/2 xícara de chocolate em pó, 1 colher de sobremesa de margarina light, 1/2 xícara de leite, 1 colher de café rasa de bicarbonato de sódio. Misturar todos os ingredientes, menos o bicarbonato, e levar ao fogo baixo até levantar fervura e engrossar um pouco. Por fim, adicionar o bicarbonato e mexer bem. Esperar esfriar um pouco e cobrir o bolo ainda quente.

Rendimento: 15 porções - 15 pedaços médios (50-60g)


nhamy!