quinta-feira, 31 de maio de 2012

Hambúrguer de quinoa com shitake refogado #Veggie

É muito bom saber que você faz a diferença. Principalmente se é no dia a dia de alguém, e com algo tão prazeroso como a cozinha. :) Nos últimos meses eu recebi alguns e-mails elogiando o blog e como as minhas receitas ajudavam alguém no dia a dia e por isso resolvi tentar atualizá-lo com mais frequência. 
E hoje vou colocar  uma receita de hambúrguer vegetariano e super saudável que fiz essa semana e  gostei bastante! Resolvi servir ele no dia com shitake refogados um mix de alface e pão de forma australiano. É super fácil de fazer e você pode já moldar os hambúrgueres e deixar congelado por até 60 dias. Quando der aquela vontade de comer, é só tirar do freezer uns 15 minutinhos antes e grelhar na frigideira :)




Hambúrguer de Quinoa com shitake refogado
Ingredientes
1/2 xícara de quinoa crua
1 1/2 xícara de água
1 cenoura grande ralada
1 cebola média
1 colher de chá de azeite
1/2 dente de alho
2 colheres de sopa cheia de ricota 
sal e pimenta 
2 ovos
1 colher de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de aveia em flocos finos
1 colher de sopa de queijo ralado


Modo de preparo
Cozinhar a quinoa com a água por 10 minutos. Reservar. Refogar a cebola e a cenoura no alho e no azeite, até a cebola cozinhar bem. Amassar a ricota e misturar à quinoa. Adicionar o refogado e misturar bem. Adicionar as gemas, mexer, e depois a farinha e a aveia. Temperar com o sal e a pimenta. Moldar os hamburgueres e grelhar em uma frigideira antiaderente, em média 3 minutos de cada lado.
Rendimento: 4 hambúrgueres médios


Hamburguer já moldado
Para o shitake refogado, corte o shitake fresco em tiras e refogue rapidamente no azeite com um pouco de cebola. Adicione 1 a 2 colheres de molho shoyo e deixe o shitake absorver bem o molho. Sirva sobre o hamburguer.


Outra idéia para servir, no almoço: hamburguer com shitake inteiro