segunda-feira, 11 de abril de 2011

Nhoque de Ricota salteados no alho e azeite


Cara, como eu adoro nhoque! Já devo ter testado uns 10 tipos. Acho uma massa muito versátil em que a tradicional batata pode ser substituida por outros ingredientes e que ficam tão gostosos quanto! Já fiz até nhoque de abobrinha. :)
Mas tem versão de mandioca, abóbora, inhame, cará, mandioquinha, batata doce, espinafre, beterraba...
Essa receita fiz tem um tempinho. Passar os nhoques no refogado de alho e ervas dá um gostinho muito bom e especial pra tão mal julgada ricota-sem-gosto-de-nada.


Ingredientes
450 g de Ricota *Se a ricota contiver muito líquido, deixar sobre uma peneira até ficar mais sequinha.
1 gema
3/4 a 1 xícara de farinha de trigo peneirada
1/2 colher de café rasa de sal
1/2 xícara de queijo parmesão ralado bem fininho
3 dentes de alho bem picadinhos
1/2 cebola pequena bem picadinha
2 colheres de sopa de azeite
Ervas desidratadas (orégano, manjericão, salsinha, cebolinha, etc)

Modo de preparo

Em uma tigela, amasse a ricota com um garfo (se for uma ricota mais consistente, bata no processador), e misture com a gema, o sal e 3/4 da farinha de trigo. Misture bem com o garfo até que fique homogêneo. Se quiser, adicione um pouco das ervas desidratadas na massa. Cubra com um filme plástico e leve à geladeira por 10 minutos. A massa fica um pouco grudenta nas mãos, mas se grudar muito, adicione mais um pouco de farinha até que consiga trabalhar melhor. refrigere por mais 10 minutos.
Coloque uma panela grande e funda com água para ferver. Em uma superfície lisa ou sobre uma tábua, polvilhe um pouco da farinha de trigo. Pegue alguns pedaços da massa e abra com as mãos (também polvilhadas com a farinha) rolinhos compridos e não tão grossas de massa (como se fosse uma "minhoquinha").
A partir desse rolinho, corte com uma faca ou espátula os nhoques (~3 cm). Para a massa absorver mais molho, faça uma leve pressão sobre os nhoques com um garfo. Vá cortando os nhoques e colocando-os sobre uma assadeira untada com farinha de trigo, para que não grudem (isso é importante!) Coloque os nhoques para cozinhaer na água fervente. Assim que eles subirem à superfície, estão prontos! espere mais 1 minutinho e eles estarão bem cozidos. Retire com uma escumadeira e coloque-os em uma tigela untada com um pouco de margarina. Repita esse processo até cozinhar todos os nhoques.
Em uma outra panela, refogue a cebola no azeite. Acrescente o alho e quando começar a dourar, adicione os nhoques e as ervas desidratadas. Deixe refogar por 3 minutos. Sirva quente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário