terça-feira, 19 de abril de 2011

Ovos de páscoa! trufados...


Ontem eu tirei a tarde pra fazer ovos de páscoa! Já é o 4ª ano que eu faço ovos caseiros, e convenhamos, é BEM melhor do que desses chocolates que todo mundo já conhece o gosto o ano inteiro, e que na páscoa ficam caríssimos e sem nenhum atrativo especial.
Já cheguei a fazer ovos pra dar de presente pra várias pessoas... esse ano eu resolvi fazer só o do Yuri, e comprei o dos outros mesmo. A cada ano que eu resolvo fazê-los, melhoro minha habilidade com chocolate e até na organização. Lembro da primeira vez que eu fiz, há uns 4 anos... e foi simplesmente o fim do mundo + caos total na cozinha. Ontem consegui fazê-los e deixá-los prontinhos em poucas horas! :)
Resolvi fazer um post com os passos de como usar o chocolate. Não sou nenhuma expert (quem sabe algum dia...) mas sou muito curiosa e  interessada no assunto, então ao longo dos anos pesquisando, testando e estudando eu aprendi algumas técnicas bacanas.
Como chocolate branco é o favorito do namorado, os dele sempre são brancos. Aí esse ano resolvi testar um pedido dele: fazer um ovo de "cookies and cream": chocolate branco com biscoito! e não é que deu certo? =)

1) Derretimento e temperagem 

O derretimento pode ser feito por microondas ou em banho maria. Claro que no microondas é mais rápido e fácil, mas não sei porque eu não tenho muita segurança em derreter chocolate branco no microondas... acho que porque tem mais gordura de leite, ele tende a esquentar muito rápido e eu tenho medo de queimar e perder o chocolate! então eu fiz o branco no banho-maria. Mas se for em microondas é simples: Corte o chocolate com uma faca serrilhada, coloque em um refratário de vidro, potência média, de 1 em 1 minuto, mexendo a cada minuto, até derreter totalmente. Pra quem ficou inseguro, eu fiz o de chocolate ao leite no microondas e é perfeito.
Se for em banho maria: corte o chocolate em pedaços e coloque em um recipiente de vidro, sobre uma panela com um pouco de água. Essa água não deve encostar no recipiente do chocolate e nem deve ferver. A panela com a água deve ser menor ou se encaixar perfeitamente no refratário com o chocolate. Não deve ficar nenhuma brecha entre as duas para que não caia água no chocolate. Uma coisa muito importante é saber que a água é a pior inimiga do chocolate. ou seja, se cair um pinguinho de água, o chocolate desanda e não vai desenformar de jeito nenhum. Pra evitar isso então, tome bastante cuidado na hora de manuseá-lo, não deixe que o vapor da água entre em contato com o chocolate e use recipientes e utensilios bem limpos e secos. 

Temperando o chocolate branco no mármore.

A temperagem é um processo de cristalização controlada, que tem o objetivo de estabilizar a manteiga de cacau. É uma das etapas mais importantes na fabricação do chocolate, responsável por características de qualidade como: dureza e quebra à temperatura ambiente, rápida e completa fusão na boca, brilho, fácil e rápido desprendimento, aroma e sabor. 
Pode ser feito de 3 formas: no mármore (como eu fiz na foto), derretendo-se todo o chocolate e com o auxílio de uma espátula movimentar a massa até atingir a temperatura ideal (29ºC); no mármore, derretendo-se 2/3 do chocolate, manuseá-lo com a espátula e depois juntá-lo com o 1/3 não temperado; derretendo-se todo o chocolate em um refratário, e depois colocar esse refratário com o chocolate dentro de outro com água em temperatura ambiente e mexer até atingir 29ºC.
Pra saber se atingiu a temperatura, medir com um termômetro, ou fazer o teste do palitinho no lábio: colocar um pouco de chocolate embaixo do lábio inferior com um palito. A sensação deve ser de "gelado". 
Depois de temperado, é só colocar nas formas, colocar em geladeira por uns 10 minutos ou até ele se soltar sozinho. Quando ele já estiver solto, para fazer trufado, colocar o recheio, retornar a geladeira por uns 5 minutinho e depois cobrir com chocolate.

Essa é a banda de chocolate ao leite recheada.

Pra fazer o cookies and cream, eu coloquei biscoito negresco triturado (coloque os biscoitos dentro de um saco plástico e passe um rolo de macarrão por cima até quebrá-lo em pedaços pequenos) no chocolate branco já temperado, coloquei nas formas, resfriei na geladeira e desenformei. Depois eu recheei com esses 3 tipos de recheio da foto. Detalhe que SEMPRE tem que rolar o beijinho (o melhor doce do mundo pro Yuri hahaha)

Chocolate branco com biscoito; as 2 bandas beeem recheadas; os 3 recheios sobre umas colherinhas de chocolate que eu também fiz: beijinho, trufa de maracujá e trufa de chocolate.

Depois de prontos, recheados e cobertos, é hora de decorar! Cubra cada banda do ovo com papel chumbo, depois embrulhe com papel seda da estampa e cor que desejar e com papel celofane transparente ou qualquer outro papel decorativo para ovo de páscoa! Finalize com um laço e pronto! Presenteie quem você quiser, inclusive a si mesmo, hehe.
Sempre acabo exagerando no recheio e o ovo fica enorme e pesado. Essa coisinha aí ficou pesando pasmem, 1,050 kg (!!!). 

Embalado e pronto pra ser devorado pelo Yuri! Ficou bem grande e pesado! haha

Feliz Páscoa ;)

Um comentário: