segunda-feira, 2 de maio de 2011

#Dica - Substituindo a margarina e a manteiga...


Por motivos de força maior (leia-se dedicação pra monografia, que acabam incluindo vários testes de receitas...) depois de vários dias sem atualizar o blog, volto hoje com uma dica!  ;)
Como substituir aquela manteiguinha ou margarina que você passa no seu pão ou torrada todos os dias?

Antes de mais nada você pode estar se perguntando, mas porque eu os substituiria?! Bom, apesar daquela grande dúvida, que sempre aparece: "manteiga ou margarina? qual é melhor?" fica complicado escolher algum, pois ambos possuem componentes prejudiciais à saúde:
- a manteiga possui gordura saturada, (gordura de origem animal), que quando consumida em excesso se torna um fator de risco elevado para doenças cardiovasculares, além de aumentar os níveis de colesterol LDL (ruim) no sangue.
- a margarina contém gordura trans, um tipo de modificação que ocorre na gordura quando esta sofre um processo de hidrogenação parcial para que fique com essa textura sólida "cremosa". A gordura trans pode ser tão prejudicial ou mais, quanto a gordura saturada pois ela altera o metabolismo lipídico, elevando os níveis do LDL-colesterol da mesma forma que uma dieta rica em gordura saturada. 


Assim, os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares são semelhantes com o consumo desses dois produtos.
Para não tornarmos nosso consumo excessivo e diminuí-lo, precisamos de alternativas saudáveis e que ajudem a variar (e não proibir) nosso consumo de gorduras. Para isso, hoje vai uma dica bem bacana que vale a pena fazer em casa. 


A receitinha de hoje é beeem simples. É uma pastinha de azeite que fica ótima pra passar na torrada ou no pão, principalmente se estiver quentinho!
                                             
O azeite é um óleo rico em ácidos graxos monoinsaturados, que ajudam na diminuição do colesterol total e do LDL- colesterol, sem diminuir o HDL - colesterol (colesterol "bom"), o que o torna um ótimo aliado à saúde!
Além do azeite, outras fontes de monoinsaturados são: óleo de canola, azeitona, abacate e as oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes, amêndoas).
        
Essa pastinha pode ser feita apenas com o azeite puro. Como eu adoro temperinhos, eu misturo ao azeite orégano, manjericão e alecrim, todos desidratados. O gosto é você quem dá, pode até rolar uma pimentinha à gosto.
Ingredientes
Azeite de oliva extravirgem 
Orégano 
Manjericão
Alecrim (todas a gosto. na dúvida, coloque algumas pitadas de cada e vá provando aos poucos)

Modo de preparo:  Coloque o azeite (a quantidade que desejar armazenar para consumo posterior) em uma vasilha. Adicione as ervas e misture. Conservar no freezer até a hora de consumí-lo. Abaixo seguem algumas fotos que tirei dos passos para que vocês possam ver como dá certo.


                                      
Atenção, o azeite derrete com muita facilidade! O seu ponto de fusão é bem mais baixo do que da margarina e manteiga, e por isso em temperatura ambiente ele é líquido. Por isso, sempre mantenha-o no freezer e o retire no momento do consumo. Após, retornar ao freezer.
 

Um comentário: