quarta-feira, 29 de junho de 2011

Homus (pasta de grão de bico)



Hoje a receita é de Homus, uma pasta de grão de bico com tahine (pasta de gergelim) que fica deliciosa com torradinhas e pão sírio! É um prato típico dos países árabes. No homus pode-se usar grão-de-bico seco ou enlatado... mas como eu não curto coisas enlatadas, sempre uso o grão seco. Para os grãos secos deve-se sempre prefiro deixá-los de molho em água de um dias para o outro, para que absorvam água e fiquem mais macios e cozinhem mais rápido na pressão. Eu não faço isso, mas para quem preferir uma textura mais suave, pode-se remover a pele do grão-de-bico.

O homus é um alimento bastante nutritivo, contém uma boa quantidade de proteínas, fibras, potássio e gorduras boas para nosso organismo: mono e poliinsaturadas. É super fácil de preparar e sempre vai bem como uma entradinha! olha só que simples:

Ingredientes

200g de grão de bico cru
2 ½ colheres de sopa de azeite extra virgem
Suco de 1 limão pequeno
2 colheres de sopa de tahine (ou 1 colher de sopa cheia de gergelim tostado + 1/2 xícara de água quente e 1 colher de café rasa de óleo de gergelim)*
2 dentes de alho amassados
2 colheres de chá rasas de sal
Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo: Deixar o grão de bico de remolho de um dia para o outro (em geladeira).  Cozinhá-lo em panela de pressão por 15-20 minutos até ficar bem macio. Reservar. Liquidificar a o grão de bico, o tahine, o alho, o suco de limão, o azeite, o sal e a pimenta até homogeneizar.  Um pouco da água do cozimento  pode ser adicionada para se alcançar a consistência desejada.  Conservar em Geladeira!
*Caso não tenha o tahine, prepare o gergelim assim: Toste levemente o gergelim cru em uma frigideira quente, em seguida, o bata com a água quente e o óleo de gergelim. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário