terça-feira, 5 de julho de 2011

Bolo de cenoura (sem óleo) com cobertura de chocolate


Hoje a tarde fiquei com vontade de comer esse bolo de cenoura, que, depois que aprendi a fazer assim nunca mais fiz outra receita! O motivo? Esse bolo não leva nenhum pingo de óleo na massa, bem diferente das tradicionais receitas de bolo de cenoura que levam as vezes mais de 1 copo de óleo! E como ele fica bem mais leve, podemos colocar uma cobertura de chocolate comum que mesmo assim não chega nem perto das calorias do bolo de cenoura comum. Legal, né? Pra falar a verdade ele puro é bem gostoso mesmo e já dispensa cobertura, mas como estamos falando de um bolo de cenoura completo... 
A cobertura que eu usei é bem simples de fazer e fica mais líquida, pra que entre dentro da massa, mas uma cobertura mais espessa também fica ótimo. :)

Para "substituir" a retirada do óleo da massa, eu coloco as claras em neve! Essa é uma ótima dica pra quem quer diminuir o óleo das receitas de bolos, além de deixá-lo com uma textura levíssima...
Pro meu azar, hoje na hora que fui bater as claras em neve descobri que a batedeira estragou, então foi bater tudo com um fouet na mão. dica, se tiverem uma batedeira em casa, use-a! hahaha

Agora a receita!

Ingredientes

3 cenouras médias
3/4 de xícara de açúcar (150g)
1/3 de xícara de leite desnatado (60ml)
5 ovos (separe a gema das claras)
1 1/2 xícara de  farinha de trigo (200g)
1 colher de sopa de fermento em pó 

Modo de preparo: Separar a clara da gema e bater as claras em neve. Reservar. Descascar a cenoura e cortá-la em pequenos pedaços ou ralar. Eu sempre corto em pedaços pequenos porque não tenho muita paciência com raladores... e dá certo igual. 
Liquidificar metade da cenoura e do açúcar, as gemas, e o leite no liquidificador até homogeneizar. Juntar o restante dos ingredientes e bater novamente. Use uma colher para ajudar a misturar tudo. Fica meio pesado, mas é isso mesmo, já que vamos usar as claras em neve para dar a leveza que queremos. 
claras em neve e massa
Retire a mistura e verta em uma vasilha, misturando só agora o fermento em pó. Depois de tudo bem misturado, misturar aos poucos e devagar a clara em neve batida, incorporando-a à massa. Colocar em forma untada e enfarinhada e assar em forno pré-aquecido a 200°C por 25-30 minutos ou até um palito sair limpo! Ainda quente, faça vários furinhos com uma faca para a cobertura entrar.

Cobertura: 1/3 de xícara de açúcar, 1/2 xícara de chocolate em pó, 1 colher de sobremesa de margarina light, 1/2 xícara de leite, 1 colher de café rasa de bicarbonato de sódio. Misturar todos os ingredientes, menos o bicarbonato, e levar ao fogo baixo até levantar fervura e engrossar um pouco. Por fim, adicionar o bicarbonato e mexer bem. Esperar esfriar um pouco e cobrir o bolo ainda quente.

Rendimento: 15 porções - 15 pedaços médios (50-60g)


nhamy!

8 comentários:

  1. Eu tava mesmo querendo uam receita de bolo de cenoura sem óleo.
    Vou testar essa!

    ResponderExcluir
  2. ficou pra de booooom! macio leve e muito saboroso.

    ResponderExcluir
  3. isso que eu queria. Passo muito mal com o oleo, embora adore bolo de cenoura. Ainda bem que achei essa receita. Pela foto achei bom, agora vou testar,. Tomara que eu acerte. Volto pra falar como ficou. Bjs, Julia Palmieri.

    ResponderExcluir
  4. Amei.... Fiz com acucar mascavo e ficou suber saboroso....vou fazer sempre sem oleo agora... Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  5. eu fiz adorei a receita mais eu tinha uma dúvida... a massa por dentro acabou ficando com uma testura mais pastosa, não com gosto de cru, mais parecia uma massa crua ao olho... algo errado ou fica assim mesmo?

    ResponderExcluir
  6. A minha também ficou pastosa, e tive que jogar o bolo fora, porque achei que estava cru... rs

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A minha tb ficou, mas pq será? Será a substituição do óleo pelo leite ? Será q dá conflito a cenoura com o leite ? Ainnn estava torcendo para dar certo... : (

    ResponderExcluir